Você reflete sobre como vem fazendo ou planejando?
Sua empresa tem 10
funcionários ou 500? Comunicação interna sempre, não importa o tamanho. Ela qualifica
o espaço geográfico/social e fortalece as relações, contribuindo com ganhos na
produtividade.
Principais benefícios da comunicação interna
- Sentimento de pertencimento
- Diminuição de ruídos
na comunicação
- Valorização dos profissionais
- Motivação da rede
colaborativa
- Compartilhamento de
informações que podem mudar a vida de quem trabalha com você
Erros mais comuns
- Produzir materiais
gráficos ou digitais com termos de difícil entendimento (levar em conta que sua
empresa pode ter pessoas de diferentes escolaridades);
- Distribuir brindes em
datas comemorativas que não tenham utilidade alguma a determinadas pessoas
(tentar pensar em algo geral, que agrade a todos);
- Deixar sair na mídia algum
assunto que os trabalhadores não tem conhecimento, exemplo: início de
inscrições para algum curso, a empresa recebeu um prêmio; etc.
Acertadas
- Em momentos de dificuldades
da empresa, enviar e-mails (ou fazer reunião) detalhando os problemas. Isso traz
reflexos na comunidade, pois, se alguém for falar do acontecimento, seu colaborador
estará pronto para dar as informações corretas;
- O contrário também é
importante: compartilhar com a rede colaborativa conquistas importantes para a
empresa;
- Produzir materiais no
momento certo indica preocupação da empresa com o trabalhador: cartazes falando
de determinado assunto (por exemplo, Outubro Rosa), e-mail parabenizando por
alguma data especial (aniversário de vida ou de tempo na empresa), cartazes
de serviço, indicando períodos de férias, novos horários, etc;
-
Criar mecanismos de comunicação: Jornal Mural, informativo (semanal, quinzenal
ou mensal), entre outros;
-
É importante existir um canal de comunicação com os colaboradores para que eles
enviem informações suas para posteriores reportagens. Colaborador valorizado,
empresa valorizada!
Dicas
-
No final do ano vigente, que tal criar um cartaz cheio de bons momentos da sua
empresa?
-
Que tal montar uma equipe para passar nos setores explicando sobre certos
assuntos, como câncer de mama, câncer de próstata, dengue, dúvidas sobre
questões trabalhistas?
-
E se, uma vez ao mês, a comunicação elencar um setor específico para fazer uma
reportagem especial para ir para o site e redes sociais? Pense sobre...
Seminário de Gestores: eventos assim são boa opção de integração da rede colaborativa |
Projeto de música/canto. Oferecer estes projetos aos funcionários e divulgá-los faz toda a diferença |
Universidade em feira da região: a comunicação interna deve sensibilizar os funcionários sobre a importância de eventos deste porte |
Dia de evento: nunca esqueça, eles são ótimas maneiras de engajar a rede colaborativa em projetos/ações |
Nenhum comentário:
Postar um comentário