Embora as muitas ferramentas que podem ser
utilizadas para obter acessos nas redes sociais e para mensurar resultados,
antes de começar um trabalho em comunicação digital, precisamos lembrar de
noções básicas, mas básicas mesmo. A principal: temos que ser vistos para
sermos lembrados, mas “bem vistos”, é claro.
- Ter presença nas redes é importante, não deixando
a página por dias/ meses sem atualização, o que aparenta abandono/ descaso. Isso
vale para o site também!
- É necessário inserir o maior número possível de
dados em sua página (quem é você? como as pessoas podem te encontrar?). Muita
gente cria uma Fan Page e já inicia postagem de fotos, esquecendo de situar o
internauta sobre sua história, serviços, etc. Eu posso te conhecer mas e se
alguém que não é da sua cidade entrou na sua página?
- Se tiver um site, atentar para a funcionalidade do
mesmo (buscar saber o índice de rejeição, onde estão os problemas, quais são os
dias de mais acessos).
- Nas redes sociais, postar conteúdo atrativo, posts
criativos. Publicar emaranhados de textos e imagens sem diferenciais, sem
trazer nada de novo, não é uma boa estratégia.
- Inovar sempre (prestar a atenção nas tendências
das redes sociais).
- Ter carinho e profissionalismo na hora de fazer
(nada de copiar coisas prontas, compartilhar besteiras, publicar fotos mal tiradas).
- É legal explorar o cotidiano.
- Que tal publicar coisas que tenham a ver com o
perfil da empresa? Mas, em datas
comemorativas e em outras ocasiões especiais, dá para esquecer um pouco esta regra.
É desnecessário dizer QUANTAS postagens devem ser
feitas por semana e não precisa cumprir à risca o que um plano de comunicação considera.
Agora, vai por mim: faça postagens durante a semana, pois isso divulga a sua
marca e seus produtos (nada de ‘não deu tempo’). Estabeleça um PLANEJAMENTO
para seu trabalho. Com isso, ele fluirá melhor, terá embasamento, existirá uma
direção. A gente vai a algum lugar sem
direção?
E sabe o que é crucial nisso tudo? Valorizar o
profissional que trabalha com comunicação. Se não tiver um em sua empresa, está
na hora de pensar. Como você acha que grandes marcas alcançaram o apogeu? Como
você acha que lojas impulsionam suas vendas? Como você acha que se valoriza uma
marca, provocando aceitação na comunidade? “Ah, mas o boca a boca é o mais
importante”. Ah, mas e se aliado a este boca a boca, você conseguir fazer um bom
trabalho digital?
Uma coisa não exclui a outra.
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