terça-feira, 4 de setembro de 2018

Noção digital

Embora as muitas ferramentas que podem ser utilizadas para obter acessos nas redes sociais e para mensurar resultados, antes de começar um trabalho em comunicação digital, precisamos lembrar de noções básicas, mas básicas mesmo. A principal: temos que ser vistos para sermos lembrados, mas “bem vistos”, é claro.  

- Ter presença nas redes é importante, não deixando a página por dias/ meses sem atualização, o que aparenta abandono/ descaso. Isso vale para o site também!

- É necessário inserir o maior número possível de dados em sua página (quem é você? como as pessoas podem te encontrar?). Muita gente cria uma Fan Page e já inicia postagem de fotos, esquecendo de situar o internauta sobre sua história, serviços, etc. Eu posso te conhecer mas e se alguém que não é da sua cidade entrou na sua página?

- Se tiver um site, atentar para a funcionalidade do mesmo (buscar saber o índice de rejeição, onde estão os problemas, quais são os dias de mais acessos).

- Nas redes sociais, postar conteúdo atrativo, posts criativos. Publicar emaranhados de textos e imagens sem diferenciais, sem trazer nada de novo, não é uma boa estratégia.

- Inovar sempre (prestar a atenção nas tendências das redes sociais).

- Ter carinho e profissionalismo na hora de fazer (nada de copiar coisas prontas, compartilhar besteiras, publicar fotos mal tiradas).

- É legal explorar o cotidiano.

- Que tal publicar coisas que tenham a ver com o perfil da empresa? Mas,  em datas comemorativas e em outras ocasiões especiais, dá para esquecer  um pouco esta regra.

É desnecessário dizer QUANTAS postagens devem ser feitas por semana e não precisa cumprir à risca o que um plano de comunicação considera. Agora, vai por mim: faça postagens durante a semana, pois isso divulga a sua marca e seus produtos (nada de ‘não deu tempo’). Estabeleça um PLANEJAMENTO para seu trabalho. Com isso, ele fluirá melhor, terá embasamento, existirá uma direção.  A gente vai a algum lugar sem direção?

E sabe o que é crucial nisso tudo? Valorizar o profissional que trabalha com comunicação. Se não tiver um em sua empresa, está na hora de pensar. Como você acha que grandes marcas alcançaram o apogeu? Como você acha que lojas impulsionam suas vendas? Como você acha que se valoriza uma marca, provocando aceitação na comunidade? “Ah, mas o boca a boca é o mais importante”. Ah, mas e se aliado a este boca a boca, você conseguir fazer um bom trabalho digital?

Uma coisa não exclui a outra.  




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ideias!