terça-feira, 18 de setembro de 2018

Meu novo mundo


Acordei cedo hoje. O fato de ter parado de trabalhar, não me fez prolongar o tempo na cama. Preciso aproveitar o dia, dentro dos propósitos que estipulei. Tomei café. Tomo café sempre, se não, até meio dia não aguento a fome. Estudei um pouco, meio desconcentrada. Mexi no celular, porque gosto de acompanhar os últimos acontecimentos. Antes do almoço, arrumei a casa. Fiz até a minha unha (estavam horríveis). Já tinha um almoço “encaminhado”, foi só esquentar e passar o bife. Almoçamos. Estou tomando um café. Logo sigo nos estudos.

Normalmente, minhas manhãs são para fazer coisas no centro. Costumo também tomar meu chimarrão. Estudo. A parte da tarde é mais tranquila. Dedico-me a estudar mais, pesquisar, ler, depois vou à academia. De noite sim descanso: como algo, relaxo, se der, leio. Neste quase um mês sem trabalhar, não abandonei o uso da agenda (ela norteia meus afazeres); tenho cuidado mais dos meus cachorros; dei mais atenção à alimentação. Sigo acompanhando as coisas da minha cidade, quando dá. Tento ver os amigos (quando dá). Não. Isso não é um diário sobre o desemprego, tampouco um relato do ócio. Até porque não interessaria a ninguém. Estas linhas são para falar do novo. Das coisas novas da vida da gente e que fazem muito sentido.

Quando tu começa a malhar, é provável que nos primeiros dias fique cheio de expectativas. Quando tu começa a ler um novo livro, certamente sente que começou algo produtivo. Quando tu se inscreve para um concurso, parece que começa a plantar um sonho né? Quando começa uma pós-graduação, sente um entusiasmo pela trajetória que virá e pelo título que conquistará. Quando se compra um pacote de viagem, a expectativa é enorme para que o dia chegue logo. Tudo o que é novo, mexe conosco. Impulsiona.

Nem todo o começo é fácil. No meu caso, lançar-se no “novo”, foi desafiador. Largar a estabilidade, salário, carteira assinada, pode ser loucura na cabeça dos mais conservadores. Entendo que a rotina muda drasticamente, o convívio diário não existe mais, chega a preocupação com as contas. Mas, a liberdade, a descoberta de coisas novas, o tempo para desempenhar tarefas, valem muito a pena. Loucura seria fugir da vida que pulsa aqui fora,  estabelecer planejamentos que tu já não sabe se vai querer cumprir, fixar-se em um lugar cômodo sem estar feliz.   

Acredito que todos devam tentar coisas novas. Ah, sei lá: fazer um bolo que nunca fez, ir a um lugar diferente, participar de um curso, ir a alguma palestra, mudar de emprego, começar um curso superior, aprender a dirigir, especializar-se em algo que gosta, como música, culinária, costura, etc.  

A vida é evolução. Não foi feita para regredir. Nem falo em bens materiais. Mas sim em atitudes, sentimentos, aprendizado.  

Agora, vou estudar. Tenho algumas metas para este ano. Claro que tem coisas velhas e rotineiras que a gente segue fazendo, como por exemplo, passar roupa, que é o que farei depois.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ideias!