segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

Dica de passeio na região | Jardim das Esculturas


Descrever o Jardim das Esculturas seria uma atitude muito pequena perto da grandeza do lugar. Fica em São João dos Mellos, interior de Júlio de Castilhos, região central do Estado. Fundado em 2005, conta com mais de 600 esculturas de Rogério Bertoldo. No espaço, são encontradas trilhas; a montanha do silêncio; as esculturas; locais de descanso e existe a oportunidade de assistir à confecção das peças.

Lá pelo ano de 2008 ou 2009, não lembro direito, estive no espaço junto do então vereador Arnaldo Bertoldo, tio de Rogério. Eu trabalhava na Rádio 14 de Julho. De lá para cá, muita coisa mudou: o espaço é hoje um ponto turístico, recebendo pessoas de várias cidades. Fiquei surpreendida pela tamanha transformação. Já era lindo quando eu fui, imagine agora.

É um lugar de luz: onde os raios do sol iluminam o dia de forma diferente. O céu azul encosta no mato. A calmaria e o silêncio acalmam o coração. A trilha, com água e pontes, é bálsamo para a alma. A montanha do silêncio soa como um apelo diante do mundo conturbado e barulhento, o mundo onde quem grita mais é que leva. A natureza preservada vai de encontro à crença de empresários que não enxergam árvores, mas o lucro que será obtido ao derrubá-las.

O caminho até o jardim também vale a pena. Do asfalto até o local é preciso andar um bom pouco, mas o legal disso, é que a expectativa de chegar só vai aumentando. A vila de São João dos Mellos é linda: um pedacinho de paz na imensidão do universo.

Rogério falou conosco. Estava fazendo uma escultura para a entrada da localidade. Também, tem uma encomenda para entregar, esta será feita na madeira (a maioria das esculturas é em pedra: arenito, pedra-sabão, etc.). Ele disse que fazer a escultura em pedra é mais rápido (algumas ele faz em até um dia), já a madeira leva muito mais tempo. Falei da estátua do Aureliano, em Santiago, ele que fez!

As obras dispostas pelo jardim, mostram que é possível produzir e preservar. A arte é isso: imersão, criação, produção, preservação, conscientização. Precisamos valorizar a luz e colocá-la em nosso caminho, para que guie nossas profissões dentro deste propósito: o de trabalhar e progredir, amando os seres vivos. 

Somos “casca”, isso é uma passagem. Nós iremos, as esculturas permanecerão, então, que saibamos cuidar bem da viagem.



Entrada para São João dos Mellos


Entrando na trilha

Aqui é a chegada ao jardim

Na trilha: curve-se à natureza




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ideias!