Falar de check-in é falar de comportamento. De um cotidiano
bem midiatizado.
O check-in é apenas um momento para você, mas
repercute muito para seus contatos, quem não é seu contato e para as
empresas/instituições (tanto que, para acessar a rede wi-fi de alguns locais, é preciso,
primeiro, fazer check-in).
Estabelecimentos gastronômicos, hotéis,
aeroportos, universidades, lojas e eventos apostam no check-in como forma de
divulgação e relacionamento. Em momentos bons e descontraídos, fazer check-in
virou sinônimo de alegria, lazer, responsabilidade, trabalho, curtição,
experiências, etc. Porém, especialmente aos empresários, a mesma porta que abre
para o check-in é a que possibilita ao consumidor avaliar o seu
estabelecimento (positivamente ou não).
Como internautas, cabe lembrar que fazer check-in
também exige atenção:
- No cenário atual, mostrar todos os lugares que
frequenta, pode não ser o mais apropriado por questões de segurança;
- Nas redes sociais, colocar que está em um hospital
sem dar mais explicações, causa muita especulação e preocupação nos mais
próximos que podem não estar sabendo de nada;
- Internet e privacidade: se adiou algum
compromisso, perdeu um horário, esqueceu uma reunião, não faça check-in em
outro local como se não estivesse importando-se com o assunto- pega mal para a
sua imagem.
É importante dizer que com as redes sociais, a
possibilidade de inúmeras ações enriqueceu nossa comunicação. Estamos em uma
enorme comunidade virtual, interagindo com todos, mas, somos tratados de forma
única por muitas empresas/instituições. Além da fase do post, estamos no
momento dos stories; já não precisamos detalhar uma foto, porque o facebook se
encarrega de dizer com quem estamos, onde estamos, como estamos nos sentindo;
já substituímos a ligação telefônica pelo inbox. Ou seja, as possibilidades
foram aumentando (aumentam todo dia) e isso precisa ser bem aproveitado por
quem quer divulgar algo e pelo internauta, que hoje tem mais chances de pensar
para comprar, reclamar, elogiar e o que todos esperam: recomendar!
Que o check-in siga sempre mostrando momentos bons,
lugares legais, impulsionando ações, divulgando eventos, ele tem poder! Os negócios,
as marcas e a economia da experiência agradecem! Mas, também lembre que ficar off-line, as vezes, pode ter lá suas vantagens.
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