segunda-feira, 12 de novembro de 2018

O poder do check-in


Falar de check-in é falar de comportamento. De um cotidiano bem midiatizado.

O check-in é apenas um momento para você, mas repercute muito para seus contatos, quem não é seu contato e para as empresas/instituições (tanto que, para acessar a rede wi-fi de alguns locais, é preciso, primeiro, fazer check-in). 

Estabelecimentos gastronômicos, hotéis, aeroportos, universidades, lojas e eventos apostam no check-in como forma de divulgação e relacionamento. Em momentos bons e descontraídos, fazer check-in virou sinônimo de alegria, lazer, responsabilidade, trabalho, curtição, experiências, etc. Porém, especialmente aos empresários, a mesma porta que abre para o check-in é a que possibilita ao consumidor avaliar o seu estabelecimento (positivamente ou não).

Como internautas, cabe lembrar que fazer check-in também exige atenção:
- No cenário atual, mostrar todos os lugares que frequenta, pode não ser o mais apropriado por questões de segurança;
- Nas redes sociais, colocar que está em um hospital sem dar mais explicações, causa muita especulação e preocupação nos mais próximos que podem não estar sabendo de nada;
- Internet e privacidade: se adiou algum compromisso, perdeu um horário, esqueceu uma reunião, não faça check-in em outro local como se não estivesse importando-se com o assunto- pega mal para a sua imagem.

É importante dizer que com as redes sociais, a possibilidade de inúmeras ações enriqueceu nossa comunicação. Estamos em uma enorme comunidade virtual, interagindo com todos, mas, somos tratados de forma única por muitas empresas/instituições. Além da fase do post, estamos no momento dos stories; já não precisamos detalhar uma foto, porque o facebook se encarrega de dizer com quem estamos, onde estamos, como estamos nos sentindo; já substituímos a ligação telefônica pelo inbox. Ou seja, as possibilidades foram aumentando (aumentam todo dia) e isso precisa ser bem aproveitado por quem quer divulgar algo e pelo internauta, que hoje tem mais chances de pensar para comprar, reclamar, elogiar e o que todos esperam: recomendar!

Que o check-in siga sempre mostrando momentos bons, lugares legais, impulsionando ações, divulgando eventos, ele tem poder! Os negócios, as marcas e a economia da experiência agradecem! Mas, também lembre que ficar off-line, as vezes, pode ter lá suas vantagens.


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